domingo, 4 de fevereiro de 2018

Corrupção


Como todos os meses o nosso Papa Francisco, nos pede para estarmos unidos na Rede Mundial de Oração, e neste mês de fevereiro 2018 é: NÃO À CORRUPÇÃO.

Corrupção quer dizer "podridão". A corrupção, em qualquer país ou ambiente, na verdade apodrece os relacionamentos e estraga, por dentro, a sociedade. Um dos seus mais terríveis efeitos é a perda de confiança, porque a corrupção é irmã gêmea da mentira. Ambientes corruptos trazem consigo propaganda enganosa, fraude, suborno, extorsão e até assassinatos.

As enormes quantias que circulam para corromper, os contratos viciados, as obras públicas não concluídas a preços exorbitantes (super-faturadas) são o outro lado da negação de serviços públicos decentes. Enquanto para a imensa maioria faltam médicos, hospitais, materiais cirúrgicos, remédios, leitos, creches, escolas civilizadas e bem atendidas, remuneração justa aos trabalhadores, para uns poucos sobra a pompa e a ostentação: mansões, carros de luxo, aviões particulares, gastos desmedidos. Assim as sociedades vão se dividindo, as classes dominantes, minoritárias, perdem o contato com a realidade e surge o caldo de cultura para a violência no campo e nas cidades. Multiplicam-se os roubos, as violências, e os moradores de rua ou das cadeias e penitenciárias.

A corrupção, a podridão, afeta não apenas a sociedade, mas também atinge e desagrega famílias, clubes esportivos, empresas públicas e privadas, e desgraçadamente, igrejas. Não foi à toa que o Papa Francisco visitou os estacionamentos do Vaticano e forçou os exagerados a venderem carros de luxo e se contentarem, como ele próprio, com veículos simples.

O que sobra para o luxo e a ostentação é, com frequência, o que falta a nosso irmão, que mendiga, mora na rua ou em lugares sem o mínimo para uma vida decente e limpa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário