sábado, 8 de abril de 2017

O Bioma nas cidades

Pessoas que plantaram árvores
Ontem, dia 07 de Abril, comemoramos o dia MUNDIAL DA SAÚDE. E as Campanhas da Fraternidade de vários anos vem nos alertando para o pecado contra a NATUREZA. A exemplo desta de 2017, onde nos fala Fraternidade: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA, CULTIVAR E GUARDAR A CRIAÇÃO.

"Quando falamos em biomas nos referimos em geral aos conjuntos vitais espontâneos encontrados na natureza biológica.
Tudo isto faz pensar. Com grande eficiência interferimos na rede de relações vitais e suas condições. A cidade é uma síntese do abuso de agrotóxicos, desmatamentos, poluição de mananciais e da atmosfera. A falta de medida e o descaso com o conjunto da vida perverte a maravilha das tecnologias. O crescimento na produção e consumo se torna uma ameaça para nós mesmos. O lixo no mundo é um aviso. Com tanto remédio para tudo, nos enfraquecemos. Note como aumentam as alergias. Na convivência também é assim. COM TANTOS FILTROS NOS CONTATOS VIRTUAIS, FICAMOS MAIS FRACOS PARA ENCONTROS PRESENCIAIS; mais agressivos e insensíveis, sem saber reconhecer a força vital que recebemos dos semelhantes e circula no ambiente em que vivemos.
Ás vezes ocorrem inversões irônicas: achamos que controlamos tudo e vai ver é o cachorrinho de estimação que controla os sentimentos e dá as normas na casa.
Bem, tudo isso é para dizer que pensar em bioma ajuda a descobrir como a vida acontece em nós numa interação constante e complementar. Os relacionamentos são importantes até mesmo para nos potencializar. É urgente ter uma visão critica para usar bem as tecnologias. A fé nos dá o sentido mais profundo: a vida é um dom, energia ou sofro de Deus para todo ser criado. Nossa inteligência faz parte e tem uma missão criativa em nossos biomas. O que você acha importante para termos um bioma de qualidade em nossa cidade?"

Texto: Pe. Márcio Fabri dos Anjos, C.SS.R
Fotos: Nosso Acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário