No dia 22 de abril comemoramos o DIA DA TERRA, infelizmente temos pouco para comemorar, porém não podemos perder a esperança, pois há muitas iniciativas acontecendo, exemplo a Campanha da Fraternidade de 2017, onde foi destacado a questão dos Biomas Brasileiros. Neste mês abril também lembra o dia do Índio.
O Papa Francisco afirma na Encíclica "Louvado sejas - sobre o cuidado da Casa Comum" (Laudato Si) que é indispensável prestar uma atenção especial às comunidades indígenas. "Para eles, a terra não é um bem econômico, mas dom gratuito de Deus e dos antepassados que nela descansam, um espaço sagrado [...] Quando permanecem nos seus territórios, eles são quem melhor os cuida. Em várias partes do mundo, porém, são objeto de pressões para que abandonem suas terras e as livres para projetos extrativos e agropecuários [...]" (LS, 146).
Davi Kopenawa, líder da associação Yanomami Hutukara, em Boa Vista, RR, declarou a mineradores que o desenvolvimento ao qual eles se referem não tem o mesmo significado para os índios: "Vocês falam em devastar a nossa terra-floresta para nos dar dinheiro, falam que somos carentes, mas esse não é o desenvolvimento que conhecemos. Para nós, desenvolvimento é ter nossa terra com saúde, permitindo num lugar cheio de vida".
Quantos índios o Brasil possui hoje?
Segundo os dados do IBGE, em 2010, a população indígena no Brasil era de 896.917 pessoas pertencentes a 240 povos. Desta população, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais. Nos nove estados da Amazônia Legal brasileira (Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins), o censo apontava uma população indígena de 433.363 (48%) pessoas e no resto do país 463.554 (52%). Hoje a população indígena no Brasil supera um milhão de pessoas (0,5% da população do país), de 250 povos diferentes distribuídos em mais de 1.116 terras indígenas. De acordo com o CIMI, 47,63% das terras são registradas e reservadas; 9,04% estão em processo de demarcação (terras homologadas, declaradas, identificadas, com restrição de uso). Do total dos 250 povos indígenas, 48 têm sua população dividida pelas fronteiras políticas do Brasil com outros países sul-americanos.
Fonte de pesquisa: Revista Mensageiro Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário