domingo, 21 de setembro de 2014

Pastoral da Saúde

O que entender por 
Pastoral da Saúde?


Muita gente ainda define a presença da Igreja no mundo da saúde como "Pastoral dos Enfermos". Basicamente, essa visão é anterior ao Concílio Vaticano II (1962-1965).
Evoluímos, por influência do Concílio, para uma visão não só de cuidado e consolo dos doentes (que nunca pode ser esquecida), mas também para ações de promoções de saúde e prevenção de doenças - principalmente em áreas pobres, onde não existe esse trabalho de formação. 
A Pastoral da Saúde é  "a ação evangelizadora de todo o Povo de Deus, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente a missa libertadora e salvífica de Jesus no mundo da Saúde".
Essa ação no mundo da saúde se faz em três dimensões: a. solidária: cuidar dos doentes, dos que estão caídos por terra (samaritano). b. comunitária:  educação em saúde, valorização da sabedoria popular em relação às plantas e às ervas medicinais, saúde pública e prevenção das doenças; c. político-institucional: Sistema Único de Saúde (SUS), políticas públicas de saúde, instituições públicas e privadas de saúde, formação de profissionais da saúde, Conselhos Municipais, Estaduais e Nacional de Saúde.

Estamos iniciando a Pastoral da Saúde na Paroquia N. S. de Fátima, (sábado), 27 de setembro, às 15:h. no Salão Paroquial. Venha participar conosco!

Fonte: Revista Mensageiro / 2014.

Foto: Nosso acervo

Nenhum comentário:

Postar um comentário