
A escolha do tema da campanha deste ano, "Fraternidade e Saúde Pública", contou com a expressiva participação dos agentes da Pastoral da Saúde e com o empenho da Coordenação Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB, que conseguiu recolher mais de 142 mil assinaturas a favor dessa escolha.
A Pastoral da Saúde reconhece que os recursos não são suficientes para solucionar todos os problemas de saúde das comunidades. Mas ela tem como objetivo lutar para que seja estabelecida uma hierarquização mais racional e justa na destinação dos recursos para a saúde, privilegiando a assistência preventiva em vez da curativa.
Com isso, a Pastoral da Saúde - que já presta enorme serviço de evangelização e solidariedade junto aos doentes (dimensão solidária) nos hospitais e domicílios, bem como junto aos familiares, cuidadores, acompanhantes e profissionais da saúde - poderá, também, contribuir para que as pessoas não fique doentes (dimensão preventiva).
Por essa razão, ficou evidenciada a importância de oferecer educação ao povo a fim de que, por meio do controle das doenças, da melhoria do ambiente físico (saneamento), e do meio ambiente como: cuidado com as florestas, rios, bem como a água potável, e de alimentação saudável e suficiente, ele contribuísse diretamente para seu bem-estar pessoal.
Esse aumento qualitativo de vida, segundo a Organização Mundial da Saúde de (OMS), depende: 53% de hábitos saudáveis de vida; 20% do meio ambiente; 17% da herança genética; e apenas 10% de assistência médica. Ou seja, nunca é demais lembrar a importância do controle da ALIMENTAÇÃO, das ATIVIDADES FÍSICAS DIÁRIAS, COMO CAMINHADAS (de no mínimo trinta minutos), das LEITURAS COM TEMAS DE INTERESSE e da PARTICIPAÇÃO EM TRABALHOS SOCIAIS, que propiciam enorme bem-estar.
Fonte de pesquisa: textos do Pe. Anísio Baldessin - Coord. da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo. (O Domingo - Semanário Litúrgico-catequético)
VIVER FELIZ-memória: Assim desde 1992, montamos nosso Projeto: EDUCAÇÃO para a SAÚDE e CIDADANIA, começamos com a Pastoral da Saúde. E em 1999 montamos a nossa Associação Novo Estilo de Vida = "VIVER FELIZ". São 20 anos à serviço da VIDA... Voltaremos a este tema. Até breve!
Nenhum comentário:
Postar um comentário