Hoje dia Mundial do Meio Ambiente, e Dia Mundial da Ecologia.
"Terra, és o mais bonito dos planetas, estão te maltratando por dinheiro". A canção "O sal da Terra". de Beto Guedes, é um hino ao nosso dever de cuidar da mãe Terra. O Papa Francisco, em sua encíclica Laudato si", de junho de 2015, afirmou a enorme importância de "cuidar da casa comum". No Brasil, por exemplo, há pelo menos 290 espécies animais e vegetais ameaçadas de extinção na Amazônia, na Mata Atlântica, no Cerrado, na Caatinga e no Papa. ( nossos Biomas estão ameaçados ). Celebrar bem o dia internacional da Ecologia e do Meio Ambiente, instituído pela ONU em 1972, é também fazer o que nos cabe, diariamente: separar e reciclar o lixo que produzimos, cuidar dos bens públicos que utilizamos, buscar uma alimentação saudável, com produtos sem agrotóxicos, cuidar das fontes de água, dentre outras tantas coisas que podemos fazer.
Desigualdade planetária: O ambiente humano e o ambiente natural degradam-se em conjunto; e não podemos enfrentar adequadamente a degradação ambiental, se não prestarmos atenção às causas que têm a ver com a degradação humana e social. De fato, a deterioração do meio ambiente e a da sociedade afetam de modo especial os mais frágeis do planeta: "Tanto a experiência comum da vida cotidiana como a investigação cientifica demonstram que os efeitos mais graves de todas as agressões ambientais recaem sobre as pessoas mais pobres".
Fontes: Chico Alencar, autor do Cântico das criaturas, ecologia e juventude do mundo, Ed. Vozes e parte do texto do documento do Papa Francisco, Carta Encíclica LAUDATO SI.
Foto: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário