Neste mês a Intenção do Papa Francisco é: Empregados e Desempregados; Pelo mundo do trabalho, para que sejam assegurados a todos o respeito e a tutela dos direitos e seja dada aos desempregados a possibilidade de contribuírem para a edificação do bem comum.
Mesmo em países como o nosso, que dispõem de uma justiça trabalhista bastante eficiente, há mão de obra marginalizada, dependendo de trabalhos temporários, desempregada, mal preparada. Muita gente não poderá melhorar de emprego simplesmente porque mal sabe ler, escrever e de contar, e tem dificuldade até de compreender o que lê. Além disso, há os escravizados, "enrolados", enganados e obrigados a se prostituírem. Mas são filhos e filhas de Deus! Nossa oração é dirigida pelo Santo Padre, neste mês, em favor dos que sofrem dentro e fora do mundo do trabalho. Boa educação não se faz só com salas, professores e merenda. Muito menos só com teorias bonitas das faculdades. O professor precisa aprender a dar aula, precisa ser profissionalizado como nas antigas e eficientes escolas normais. Ele precisa de justa remuneração. Tem direito a ser respeitado pelo aluno. O aluno tem direito a alimento, orientação familiar, condução, ambiente escolar digno, pessoas habilidosas, capazes, em todos os ambientes. Gente educada sabe se defender das ditaduras e das injustiças!
A questão do trabalho hoje nos conclama não somente a rever as relações tão desiguais entre patrões empregados e sindicatos, mas também a nos preocuparmos com a situação das máquinas que vão substituindo o ser humano. O que farão tantas pessoas que já não encontra mais trabalho digno com direitos garantidos por lei? Há uma verdadeira massa sobrante que não tem o que fazer. Basta notar como nas grandes cidades vem crescendo o trabalho informal nas ruas. O povo precisa viver com dignidade, que resulta do trabalho justo, para ajudar no bem comum.
Nenhum comentário:
Postar um comentário