Dia 22 de Março: Dia Mundial da Água
A tão comentada crise hídrica que ainda assola boa parte do país trouxe desafios, oportunidades e destacou na agenda política do Brasil.
Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, adverte que as perdas nos sistemas de distribuição no país são preocupantes. "Em 2013 perdemos, somente por vazamentos, roubos de água, fraudes e erros de medição, mais de seis sistemas Cantareira, conforme apresentamos no estudo "Perdas de Água: Desafios ao Avanço do Saneamento Básico e à Escassez Hídrica". Um país como o Brasil não pode se dar o luxo de perder 37% da sua água produzida, muito menos um estado tão rico como São Paulo perder cerca de 30% da água já potável (dados 2013)".
A água é essencial para a vida. Nós e outros seres vivos somos feitos em grande parte de água. Do planeta ela ocupa cerca 70% e é quase toda salgada. Só 2,5% é potável e a maior parte (cerca de 80%) congelada nos polos. O volume total de água na Terra não aumenta nem diminui, é sempre o mesmo . Ela se movimenta, por meio da evaporação, infiltração e escoamento, no chamado ciclo da água. A que hoje está em um lençol freático, poderá estar depois na atmosfera, em uma geleira ou no nosso corpo. Ela é fundamental para regular o clima. A água é um bem comum, seu acesso um direito universal. Mas, no mundo, só a irrigação para o agronegócio consome 70%, a indústria 22% e uso doméstico 8%. Vamos defender a água, patrimônio do planeta.
Fonte: Revista Ave Maria e Folhinha Sagrado Coração de Jesus.
Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário