![]() |
| Gentileza gera gentileza |
Richard Weissbourd é um psicólogo da Universidade de Harvard, com pós-graduação em Educação. Se de alguma forma este assunto o sensibiliza, aqui vão as cinco estratégias da equipe de Weissbourd para fazer do seu filho um adulto gentil:
1. Faça do "cuidar dos outros" uma prioridade
As crianças precisam aprender a equilibrar suas necessidades com as necessidades dos outros. De acordo com os estudos de Weissbourd, mais importante do que ser feliz é ser gentil. Os pais que procuram preservar a felicidade de seus filhos, constantemente protegendo-os contra as adversidades, podem poupá-los de estratégias de enfrentamento que são cruciais para a felicidade a longo prazo.
2. Ofereça oportunidades para que as crianças pratiquem atenção e gratidão
Nunca é tarde demais para se tornar uma pessoa boa, mas isso não vai acontecer por si só. As crianças precisam praticar o cuidado com os outros e precisam expressar gratidão por aqueles que cuidam deles. Estudos mostram que as pessoas que têm o hábito de expressar gratidão são mais propensas a serem úteis, generosos, compassivos e também são mais propensos a serem felizes e saudáveis.
Quase todas as crianças se preocupam com um pequeno círculo de familiares e amigos. Nosso desafio é ajudar nossos filhos a serem atenciosos com alguém fora desse círculo, como o novo garoto na sala de aula, alguém que não fala a sua língua ou alguém que vive em um país distante. Certifique-se de que seus filhos são respeitosos e gratos com todas as pessoas a sua volta. Weissbourd deixa claro que não se trata de se aproximar e dizer "oi" para um estranho na rua, mas saber dizer "obrigado" para aqueles que nos prestam algum favor ou serviço.
4. Seja um modelo firme para a criança
As crianças aprendem valores éticos, observando as ações dos adultos que respeitam. Ser exemplo de respeito quando você interage com outros adultos é importante na vida dos filhos. Os pais precisam ser um modelo moral, o que significa que precisamos praticar a honestidade e a justiça. Mas isso não significa ser perfeito o tempo todo. Para haver respeito e confiança dos nossos filhos, precisamos reconhecer nossos erros e falhas. Nós também precisamos respeitar o pensamento das crianças e ouvir suas perspectivas demonstrando-lhes como queremos que eles tratem as outras pessoas.
5. Ajude a criança a lidar com sentimentos destrutivos
Muitas vezes, a capacidade de ser gentil com os outros é dominada pela raiva, vergonha, inveja ou outros sentimentos negativos. Precisamos ensinar às crianças que estamos sujeitos a todos estes sentimentos, mas algumas formas de encarar o que sentimos não funcionam. As crianças precisam de nossa ajuda para aprender a lidar com os sentimentos de forma produtiva.
Aqui está uma maneira simples de ensinar seus filhos a se acalmar: diga ao seu filho para parar; respirar fundo pelo nariz, expirar pela boca, e contar até cinco. Primeiro experimente isso quando seu filho estiver calmo. E então utilize isso na hora em que ele estiver chateado. Com o tempo, esta prática pode ajudar o seu filho a não se chatear e a expressar seus sentimentos de forma mais apropriada.
Fonte: Revista Ave Maria - Janeiro/2016 Fotos: Internet


Nenhum comentário:
Postar um comentário