INTENÇÃO UNIVERSAL: Dignidade dos reclusos
Reclusos, quer dizer, presos, mas também pessoas afastadas da vida pública por doença, por dependência química... Todo ser humano é filho de Deus e deve ser tratado dessa maneira. A sociedade, o governo, as leis e cada qual de nós têm de se empenhar para tratá-los como gente, portadora de direitos que não lhes podem ser negados e roubados sob nenhum pretexto. Assim, inclusive os que pagam seus delitos e crimes, merecem ser cuidados, merecem oportunidades de verdadeira reabilitação, de reconhecerem a si mesmos como capazes de crescer, como o Menino Jesus, em idade, sabedoria e graça diante de Deus e diante de todos nós, para nossa alegria.
A justiça do Pai significa a reconciliação dos irmãos, todos na mesma festa, no mesmo abraço, no trabalho comum e solidário. Utopia? Seja como for é para esta direção que nos move o Evangelho e o Santo Padre nos convida a rezar, pois, humilde, reconhece que tudo fica impossível sem a graça e todo bem são derramados sobre nós pelo Espírito Santo, presente do Coração de Jesus!
INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO: Casais separados
O mundo sempre foi favorável ao divórcio, à separação. O Evangelho vai sempre na direção contrária. O que é impossível ao amor humano, fica possível quando nos abrimos à torrente de graças que jorra do Sagrado Coração. Somos amados por nosso tão bom Salvador, que nos leva pelo caminho da eternidade feliz! Jesus nos leva à Comunhão, à Eucaristia. Seu Coração deseja a união, a solidariedade e a paciência. Ele carregou sobre seus ombros nossos fardos. Como não carregaremos os fardos uns dos outros? O apelo à oração pelas famílias sofridas e separadas é a que ajudemos, na medida em que o Espírito Santo nos inspirar, às famílias em dificuldades, com nossa palavra e nosso silêncio, nossos gestos amigos, nossos testemunhos! Queremos imitar os sentimentos do Sagrado Coração, cheio de compaixão, sem julgamentos, sem condenações! Nossa lei é amar em todas as circunstâncias, não é mesmo? Então amemos teimosamente, com toda gratidão. O Sagrado Coração ama a todos, em particular aos que sofrem e às famílias separadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário