domingo, 18 de janeiro de 2015

Como agir com quem comete faltas

Como devemos agir com aqueles que cometem alguma falta (Mt 18,15-20)

Uma primeira atitude possível seria ficar quieto, ou seja, mesmo sendo testemunha de uma injustiça, de uma mentira, ou de alguém que está tomando um caminho errado, ficamos calados e não tomamos nenhuma posição. Normalmente, essa atitude vem acompanhada de uma frase como: "Cada cabeça uma sentença" ou "A vida é dele(a)" ou ainda "Não quero me intrometer".

Uma segunda atitude possível seria a fofoca, ou seja, uma vez que somos testemunhas de alguma coisa que não vai bem, nos sentimos mal com isso e comentamos com os outros. E assim começam as intrigas, pois cada um aumenta a história com comentário, com julgamento... Quem nunca ouviu dizer que "quem conta um conto, aumenta um ponto"? No final das contas, as pessoas começam a tomar partido, notícia se espelha... a história muda.

O problema dessa atitude é que ninguém conversou com quem errou. Talvez o sofrimento dessa pessoa seja grande, talvez nem saiba o mal que causou, talvez o que tenha feito não tenha sido tão mal... O pecado aqui é este: todos falam dela, mas ninguém vai falar com ela! Será que é uma atitude que Jesus aprovaria? Talvez a fofoca seja um dos pecados mais comuns em nossa sociedade.

Jesus pede que tenhamos coragem de chegar perto de quem errou. É preciso muita coragem para escutar, para perdoar e para ajudar o outro a sair das bagunças que faz com a vida. Dá muito trabalho... Mas essa é a missão do cristão: lutar contra pecado, salvando os pecadores! Por isso, vamos juntos pedir a Deus que nos ajude a vencer o pecado da omissão e da fofoca e assumir a missão de Jesus Cristo que nos chama a ser seus auxiliares no trabalho de salvar os pecadores, oferecendo a eles o amor que perdoa e abre novos caminhos para a vida.

Iniciamos 2015 que tal pensarmos nas nossas atitudes, e procurar ter mais caridade.

Fonte: Revista Mensageiro                 Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário