Santo Antônio Maria Claret - 1807-1870 - (24 de outubro)
Ontem, dia dedicado a todos os Santos e Santas.
Hoje, dia dedicado os fiéis defundos.
E no dia 24 de Outubro, passado, dia da Festa de Santo Antônio Maria Claret.
Somos muito devedores, aqui no Brasil a este santo Bispo espanhol. Seus discípulos, os claretianos, entre outras boas obras, editam a versão da Bíblia "Ave Maria", talvez a mais usada entre os católicos brasileiros. Além da Congregação Masculina. Há também duas Congregações Feminina. E o Movimento de Leigos Claretianos, formando assim uma Família de Missionários Claretianos.
Claret nasceu na Catalunha; era o quinto entre os dez filhos de uma família operária. Quis ser monge cartuxo, mas um padre, percebendo nele qualidades de empreendedor, sugeriu que tomasse outros rumos. Claret chegou a entrar no noviciado da Companhia de Jesus (Jesuítas), mas uma doença fez com que voltasse para casa. Curado, retomou o caminho do sacerdócio. Tornou-se missionário em Cuba. Sua dedicação lhe trouxe a ordenação episcopal. Foi um bispo amigo dos pobres. Via o analfabetismo como uma escravidão. Por isso fundou os Missionários (as) Filhos (as) do Coração de Maria, dedicados à impressa católica e à educação. Zeloso, o Bispo levou a sério as necessidades espirituais do povo cubano, movendo-se sem cessar para visitar paróquias, celebrar crismas, regularizar casamentos (mais de seis mil). Multiplicou obras sociais, como escolas agrícolas, e até escreveu manuais para ensinar os pequenos proprietários a melhorar suas lavouras e conservar o solo. Tanta atividade resultou em que alguns poderosos, contrariados nos seus interesses, mandassem matá-lo.
Depois desse atentado, os reis da Espanha (Cuba ainda era colônia espanhola) o fizeram transferir para Madri e o tomaram como confessor e conselheiro, o que lhe trouxe outras penas. Uma revolução o exilou para a França, com a família real. Sem se deixar vencer pelo desânimo, fundou a "Academia São Miguel", congregando artistas! Faleceu no exílio. Foi canonizado em 1950.
Nenhum comentário:
Postar um comentário