segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Bilhetes Mensais - Janeiro/2014

INTENÇÃO UNIVERSAL: Autêntico desenvolvimento econômico
Dom José Rodrigues, já falecido, comentou certa vez que, região, quanto maior o projeto, pior era para os pobres no trajeto das obras. Recentemente, comentava-se que a revitalização da área pobre de Londres para as obras das Olimpíadas - embora muito louvadas pela mídia - promoveu o deslocamento dos habitantes das modestas moradias, deixando-os em situação ainda mais precária e em localização mais distante. Boa parte dos gastos em pesquisa e tecnologia resulta em armas de destruição: bombas, mísseis...
Em muitas de nossas cidades, os lixões, os rios de águas apodrecidas e os solos contaminados, áreas inteiras que se tornaram envenenadas e doentias por causa de resíduos industriais, mostram que o Santo Padre Bento XVI tem razão em nos pedir que a Mão de Deus nos ajude a conseguir um desenvolvimento bom para todos, não para os que querem tirar vantagem, sem nenhum escrúpulo de consciência. Somente assim, para lembrar o grande Papa Paulo VI, "o desenvolvimento será o novo nome da paz".

INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO: A unidade querida por Cristo.

O Bem-aventurado Gregório X (1270-1276), leigo que, inesperadamente, foi eleito Papa, teve de ser ordenado para poder assumir esse pesado cargo. Um dos seus maiores cuidados, como Bispo de Roma, foi trabalhar para a união dos cristãos do Oriente e do Ocidente. O assunto era tanto mais urgente quanto a pressão conquistadora dos adeptos de Maomé ia engolindo países cristãos na Ásia, na África e na Europa. Assim, convocou um concílio em Lião, França, no ano de 1274. Ele abriu o concílio lembrando a Palavra de Jesus, no começo da Santa Ceia: "Desejei ardentemente comer esta Páscoa com vocês antes de sofrer" (Lc 22,15). A união, contudo, não durou. Até hoje somos impelidos pela caridade do Coração de Cristo a procurar a unidade entre todos os que amam o Nome de Jesus. Essa é uma tarefa que ultrapassa nossas vontades e capacidades. Precisamos da força do Espírito Santo. Precisamos exercitar nosso Apostolado da Oração. O que Jesus quer nos dar, de todo o seu Coração, é a unidade, a reconciliação e a paz que o mundo não pode entender nem dar.

Fotos:  Internet

Um comentário: