sábado, 27 de outubro de 2012

Para a Saúde e Beleza da Mulher


Continuando a 3.ª e última parte deste tema...

6. Chá de cavalinha: pé no freio pra celulite! Esse chá contém silícios, mineral importante na hora de manter a firmeza da pele e de ajudar a prevenir esses "furinhos" indesejáveis.

7. Linhaça e Soja: para passar bem pela menopausa. Os nutrientes, presentes nesses alimentos, ajudam a aliviar os sintomas da menopausa porque fazem a vez do estrógeno, hormônio que está em queda no corpo da mulher nessa fase. Mas fique de olho: a linhaça e a soja não substituem o tratamento médico; eles apenas dão uma força.

SOJA: Tudo o que vem desta leguminosa é bom, ajuda a abaixar o colesterol no sangue, atenua sintomas da menopausa e, ainda por cima, previne o câncer. Pode ser grãos cozidos, tofu fresco (queijo de soja), farinha de soja, missô (pasta fermentada),  leite de soja, proteína de soja, etc.

Consumida há pelo menos 5 mil anos no Oriente, só agora a soja ganha espaço na cozinha ocidental. Até hoje, quando se fala nela logo se pensa em culinária japonesa. Para os pesquisadores essa lembrança é um prato cheio. "Não demorou para que eles associassem o uso do ingrediente aos baixos índices de doenças cardiovasculares no Japão", conta a nutricionista Liliana Bricarello, da Universidade Federal de São Paulo. 

ALIADA DAS MULHERES
O ginecologista Kyung Koo Han, da Universidade Federal de São Paulo, é outro fã. Investigando a ação da soja na menopausa. Já analisou os efeitos de suas isoflavonas em 200 pacientes e percebeu ótimos resultados. "Esses componentes são capazes de atenuar dores de cabeça, insônia e as famosas ondas de calor", relata. E, por imitar a ação do estrógeno, existem fortes indícios de que consigam diminuir os riscos de tumores de mama e de útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário