No dia 15 de Outubro comemoramos o dia do Professor. Amor e disciplina motivam os estudantes a produzir mais.
- "O professor é aquele que faz brotar duas ideias onde antes só havia uma." Elbert Hubbard.
A educação é força de transformação. Melhorar as escolas é melhorar o mundo. Com escolas melhores teremos menos prisões. Aliás, a prisão também deve ser escola de regeneração.
Temos obrigação de apoiar os professores, porque o mundo é cada vez mais exigente, especializado, modernizado, e os estudantes, ao contrário, cada vez mais feridos, desestruturados, carentes e vítimas da família desorganizada. Como é cativante encontrar professores conscientes, criativos, afetivos, generosos, sempre querendo aprender mais. Eles exercem a função de pais, médicos, psicólogos, orientadores, amigos, servidores. Eis o "avental do professor".
É bom sempre lembrar que o ensino religioso é constitucional, é um direito da pessoa e muito contribui para a formação do ser humano. Por isso mesmo, constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, respeitada a diversidade cultural e a pluralidade confessional do nosso País. O artigo 205 da Constituição do Brasil diz que o ensino religioso visa ao pleno desenvolvimento da pessoa. O que não deve haver é discriminação.
Há, pois, um direito à educação religiosa, sem distinção de credo. Portanto, devemos defender o ensino religioso pluriconfessional. A educação religiosa não é imposta pelo Estado, que é laico, mas é reconhecida como valor elevado, como um bem.
Fonte de pesquisa:
Texto de Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Londrina-PR,
Revista Mensageiro Outubro/2012.

Nenhum comentário:
Postar um comentário