
Esta foto é da Associação Novo Estilo de Vida = "VIVER FELIZ", no dia 26 de fevereiro de 1999, sexta-feira, às 19:30h, na Escolinha de Nossa Senhora de Fátima, Santa Rita do Sapucaí-MG, realizávamos a Assembleia de Fundação.
Notem que ao fundo há um cartaz, em baixo, escrito Pastoral da Saúde. É todo o nosso trabalho foi pensado dentro desta Pastoral tão importante na Igreja Católica. Depois de sete anos de trabalhando com as comunidades em Santa Rita e na Região. Decidimos que o melhor seria formar a ONG (Organização Não Governamental).
O que é a Pastoral da Saúde?
A Pastoral da Saúde é um dos recursos de que a Igreja pode lançar mão para ajudar os seres humanos a chegar à saúde integral. Enfatizamos o ser humano integral, uma vez que dividi-lo em corpo e espírito significa mutilá-lo. Isso não é concebível, porque a mente tem grande influência sobre o corpo e o corpo grande influência sobre a mente.
Assim sendo, a não desintegração do ser humano possibilita cuidar dele de forma integral. Nesse sentido, essa pastoral abrange vários aspectos: o espiritual, a conscientização, a educação para a saúde, a humanização dos profissionais da área e uma tecnologia adequada à saúde em nível primário, secundário e terciário.
Como funciona a Pastoral da Saúde?
Conforme a CNBB, está dividida em três dimensões a Pastoral da Saúde. São elas: solidária, comunitária e político-institucional.
1) Porta-se segundo a DIMENSÃO SOLIDÁRIA é ser presença de Jesus, bom samaritano, ao lado dos doentes e dos que sofrem no ambiente familiar, nas comunidades e nas instituições de saúde.
2) Na DIMENSÃO COMUNITÁRIA é importante favorecer a promoção da saúde e a educação para ela com ênfase na saúde pública e no saneamento básico, agindo de maneira preferencial no campo da prevenção das enfermidades e da promoção de estilos de vida saudáveis.
3) Já a DIMENSÃO POLÍTICO-INSTITUCIONAL deve zelar para que os organismos e instituições públicas e privadas que prestam serviços de saúde e formam profissionais nessa área estejam conscientes de sua missão social, política, ética, bioética e comunitária.
Eis ai a Pastoral da Saúde. Ampla e urgente, voltada para a vida e as condições de saúde e sua melhoria, numa caminhada longa e difícil de mudanças de mentalidade e de estruturas, a fim de que todos tenham vida isenta de frustrações presentes e de decepções futuras.
Fonte de pesquisa: Texto do Pe. Anísio Baldessin, Coord. da Pastoral da Saúde da Arquidiocese de São Paulo.
Como citamos acima, depois de sete anos, fundamos a VIVER FELIZ, em 1992 começamos este Projeto à Serviço da Vida. E em 1999, nos organizamos como ONG.
São exatos VINTE anos de trabalho. Em 2012, estamos nos reorganizando para atender cada vez melhor a população.
Obrigado a vocês que confiam e nos apoiam de diversas formas. Deus nos abençoe!
Nenhum comentário:
Postar um comentário