
Para você...
Muitos projetos sociais que temos hoje teve o início na Igreja Católica, inclusive o nosso. Associação Novo Estilo de Vida = "VIVER FELIZ" é fruto da Pastoral da Saúde. Neste mês de Abril, o Papa nos pede para rezar pelas vocações. E pelo povo africano.
INTENÇÃO GERAL: Na sua carta a todos nós, "Deus é Amor", o Santo Padre escreveu muito justamente: "Sempre haverá sofrimento que necessita de consolação e ajuda. Haverá sempre solidão. Existirão sempre situações de necessidade material, para as quais é indispensável uma ajuda na linha de um amor concreto ao próximo". Nunca poderemos nos dispensar de viver a Parábola do Bom Samaritano, e os leigos cristãos. em particular do AO, levam isso muito a sério. Contudo, a importância crescente da responsabilidade do laicato na vida da Igreja tem levado muitos a ter um apreço menor à vida religiosa, vida empenhada em comunidade na propagação da fé e no serviço da justiça e da caridade. Assim, diminui, em quase todas as partes do mundo, o número de entradas nos noviciados. Vemos congregações envelhecidas, algumas já em ponto de extinção. Foi o Espírito Santo que suscitou na Igreja monges e monjas, franciscanos e dominicanos, jesuítas e redentoristas, carmelitas e centenas de congregações, especialmente femininas, como as Irmãs de Caridade, as Irmãs de São José, as brasileiríssimas Irmãzinhas da Imaculada, filhas de Santa Paulina! A maior parte do serviço sacerdotal missionário e muitas atividades educacionais e caritativas dependem da iniciativa e da mobilidade dos Padres religiosos. Rezemos por todas estas belas vocações!
INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Cristo, esperança para os povos africanos
É no continente africano que a Igreja, incluindo as vocações sacerdotais e religiosas mais cresce. Nele surgem obras notáveis de caridade cristã, como as atividades em favor dos que sofrem o mal da Aids. Em situações como essa, os cristãos são importantes pelas iniciativas culturais, sociais, assistenciais, e para oferecer o melhor "combustível" para que nossos irmãos e irmãs africanos possam encontrar ânimo e recursos em si mesmos para crescimento humano integral: a bela virtude da esperança. Onde houver caridade, encontraremos esperança. Quem não experimentou como a coragem retorna com um abraço carinhoso e sincero, uma palavra honesta e amiga? Por outro lado, a caridade necessita da fé! Sem fé, sem confiança, o amor fica triste e sem horizonte! É terrível amar alguém que não merece confiança! Amamos, graças ao Santo Espírito do Pai, a Jesus Redentor do mundo. Podemos dizer com verdade: "Jesus, a vosso Coração nós nos confiamos!". O amor confiante fortalece a esperança. O Papa sabe que os africanos farão muito por si próprios se tiverem esperança e nos convoca a rezar por essa causa. O Apostolado da Oração há de responder com o Oferecimento diário a esse apelo do Santo Padre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário