"A Educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida." John Dewey
... a participação política.
Este é um dos grandes desafios das sociedades modernas, inclusive o Brasil.
Nossa apatia parece derivar do autoritarismo arraigado, que durante 500 anos modelou a sociedade brasileira e ainda hoje perdura, apesar da conquista da democracia. Apatia que explica o político que usa o dinheiro público como se fosse seu, a baixa qualidade de muitas escolas e hospitais públicos e a constante violências. Tudo isto mudaria se houvesse participação intensa e vigilante da população e se a política fosse encarada como instrumento necessário para a solução de conflitos e para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. Tarefa de todos, a participação política é atitude responsável e solidária.
EDUCAR É LIBERTAR
Augusto Boal, falecido, diretor de teatro e arte-educador, deixou lições de vida plena. Ele dizia que: "cada ser humano é o que faz e o que quer, é o seu desejo. E isso nos distingue dos animais: somos capazes de criar o futuro e não apenas esperar por ele". Cada professora, cada educador, deve recuperar a exata grandeza de sua missão: formar pessoas, abrir horizontes, humanizar o ser humano. Educar é descentrar, isto é, ensinar cada um a olhar dentro de si mesmo e para fora, para o mundo que o cerca e nele influi. Mas não apenas para descobrir-se em suas limitações e contemplar o entorno. A pessoa bem educada, seja uma criança, seja um adulto que volta a estudar, tendo bons professores, aprende a reinventar-se como pessoa e a dar sua contribuição para transformar o mundo.
SER HUMANO É SER ÉTICO
Ser ético faz parte da essência do ser humano. São realidades que não podemos separar. a ética cresce quando o ser humano vive uma "liberdade responsável". Nisto está a sua realização. Além disso, a vivência da ética gera compromisso e honestidade. Portanto, a ética precisa ser despertada dentro de nós e desenvolvida. Ela é como um dom que, se não for desenvolvido, fica adormecido e compromete a realização do ser humano. A ética desperta a nossa capacidade de discernimento, sendo necessária em todos os âmbitos da nossa vida. Ela tudo avalia e, sempre que necessário, tudo depura. Nada pode ser vivido ou organizado sem ética.
EDUCAR PARA A ÉTICA
Nenhuma formação está completa sem a educação ética. Uma postura ética inconsistente ou meramente exterior sabota as retas intenções e trai as causas que se pretende servir. Quem quer viver ou trabalhar ao lado de pessoas sem ética? Educação ética se dá não apenas pela vivência costumeira das normas e valores morais (honestidade, solidariedade, respeito, trabalho, etc), mas principalmente pela cuidadosa reflexão sobre sua justeza, validade e razão de ser, para que a adesão a eles seja livre e consciente. Os pais podem estimular e contribuir pelo exemplo, nas situações cotidianas. A escola deve ajudar dando instrumentos para a reflexão. Mas cabe a cada um a tarefa de refletir seriamente sobre suas opções ética fundamentais.
A ÉTICA NOS FAZ REFLETIR E AGIR
A ética é uma capacidade humana de reflexão, de discernimento e de ação. É preciso cultivá-la em nossa vida. Ela é como um dom; necessita de empenho, tornando-se uma tarefa. À medida que ela cresce em nós, ela nos leva à ação, ligando-nos às outras pessoas. Ela é tecida no diálogo e se desdobra no compromisso. Une necessariamente liberdade e responsabilidade. Leva-nos a sermos honestos e transparentes. Assim, crescemos como pessoas éticas. Valorizamos à comunidade e nela buscamos o bem das pessoas e da própria comunidade. A ética nos coloca sempre no face a face com as pessoas, no respeito de sua dignidade humana.
Um alerta:
"Quem financia a baixaria é contra a cidadania"
Hoje infelizmente a sociedade está sendo manipulada por programas de televisão, (digo televisão), pois é o meio de comunicação que atinge todas as camadas sociais. (Isto não exclui outros meios de comunicação). Programas que não acrescentam nada à EDUCAÇÃO, principalmente das crianças e jovens.
Sem educação não vamos a parte alguma. Sem um espírito cidadão e solidário, como haveremos de mudar a triste realidade que nos cerca?
"Só a participação cidadã é capaz de mudar o país".
Betinho (Herbert de Souza)
Um outro Brasil é possível. Um outro mundo é possível, compete a cada um de nós fazer a nossa parte. A vida ainda há de triunfar sobre a morte. O futuro depende do que fazemos hoje...
Só a participação e responsabilidade!

Nenhum comentário:
Postar um comentário