quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Doenças comuns no VERÃO


O verão, e, com ele, praia, piscina e muito calor. Para aproveitar essa diversão de forma saudável são necessários alguns cuidados.

Conheça alguns hábitos para evitar desidratação, insolação, intoxicação alimentar e outras doenças comuns nessa época do ano:

DESIDRATAÇÃO é a perda de líquidos e sais minerais do nosso corpo. Normalmente, perdemos em média 2,5 litros de água por dia, pela urina, fezes e suor. Essa perda pode aumentar no verão por fatores como aumento de transpiração pelo calor e vômitos ou diarreias provocadas pela ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados. Os sintomas mais frequentes na desidratação são: sede, boca e mucosas secas, olhos ressecados e irritados e muito tempo sem urinar. A desidratação pode ser grave e deve ser evitada.
DICAS DE PREVENÇÃO
  1. Prefira locais mais arejados e com sombra;
  2. Use roupas leves;
  3. Ingira maior quantidade líquidos;
  4. Fique atento ao estado de conservação dos alimentos que for consumir
INSOLAÇÃO é provocada pela exposição exagerada ao sol. Ela pode provocar intensa falta de ar, dor de cabeça, náuseas, febre, pele quente, avermelhada e seca, extremidades arroxeadas e até mesmo desmaios.
Fique atento, pois é possível ter insolação mesmo não estando diretamente exposto ao sol. A insolação leva a desidratação e a queimaduras, que no início se manifestam por pele avermelhada e em estágios mais graves, por bolhas na pele. Para evitar e tratar a insolação, procure ficar na sombra e hidratar-se de forma adequada. Em casos graves de queimadura e de aumento da temperatura corporal, é imprescindível procurar atendimento médico.
DICAS DE PREVENÇÃO
  1. Evite tomar sol entre 10h e 16h (11h e 17h, no horário de verão);
  2. Não realize exercícios físicos sob o sol nesse horário;
  3. Tome de 2 a 3 litros de água por dia;
  4. Use protetor solar.

  1. A intoxicação alimentar é causada pela ingestão de alimentos contaminados. Os maiores responsáveis pela intoxicação alimentar são os locais que não possuem higiene adequada no preparo (lavar as mãos, utilizar utensílios limpos etc.) e na conservação de alimentos (não deixar o alimento por longos períodos à temperatura ambiente).
Os sintomas dependem da pessoa infectada, do grau de intoxicação e do microrganismo causador. Um alimento contaminado por salmonela, por exemplo, pode causar diarreia, náuseas, vômitos, febre, dores de cabeça e desidratação. Comumente, os sintomas da intoxicação alimentar duram poucos dias. Nos casos menos graves, um dia de repouso e consumo de grande quantidade de água ou sucos são suficientes para equilibrar a perda de líquidos provocados pela diarreia ou pelos vômitos. Já nos casos mais graves, é preciso procurar um médico para o tratamento.
DICAS DE PREVENÇÃO
  1. Evite comer em locais que você desconfia da higiene;
  2. Não ingira alimentos fora da validade ou que ficaram longos períodos expostos à temperatura ambiente.
E para terminar cuidados com os seus olhos:
A conjuntivite bacteriana é muito comum no verão por causa da facilidade de contraí-la em praias e em piscinas que não se encontram devidamente tratadas.
Os sintomas da conjuntivite são olhos avermelhados, lacrimejantes, além de uma intensa produção de secreção amarelada. A fotofobia (aversão à luz) e uma sensação de areia nos olhos também podem ocorrer.
Com apenas alguns cuidados básicos é possível fazer seu verão ainda mais prazeroso. Como diz o ditado, "é melhor prevenir que remediar"; por isso, tenha consciência e aproveite!
DICAS DE PREVENÇÃO
  1. Lave sempre as mãos;
  2. Evite banhar-se em lugares impróprios;
  3. Não utilize toalhas de outras pessoas;
  4. Evite contato próximo com pessoas que estejam com a doença.

Nota: Estas dicas são da enfermeira e orientadora socioeducativa, Maria Beatriz de Deus e Toledo, edição da Revista Ave Maria, novembro de 2011.

Esperamos ter ajudado para que o seu VERÃO, seja alegre e feliz...

Nenhum comentário:

Postar um comentário