A homeopatia é um sistema medicinal que contempla a totalidade do ser humano em detrimento de doenças isoladas. Ela atua, por meio de estímulos energéticos desencadeados por medicamentos com o intuito de reequilibrar a energia vital dos pacientes. A homeopatia é orientada por quatro princípios = lei dos semelhantes, experimentação na pessoa sadia, doses infinitésimas e medicamento único. Ou seja: é um método de tratamento que consiste na administração de doses mínimas do medicamento ao doente para evitar a intoxicação e estimular a reação orgânica. Foi criada 1796 pelo médico alemão Samuel Hahnemann, fundamentada na Lei dos semelhantes, citada por Hipócrates no ano de 450 a.C. De acordo com esta lei os semelhantes curam-se pelos semelhantes, ou seja, para tratar um individuo doente é necessário aplicar um medicamento que, quando aplicado em alguém sadio, produz os mesmos sintomas apresentados pelo doente.
A palavra "homeopatia" tem origem no grego homoispathos, onde homóis = semelhante e pathos = sofrimento, doença.
A homeopatia chegou ao Brasil em 1840 trazida pelos franceses, mas só 1980 foi reconhecida como especialidade médica pela Associação Médica Brasileira (AMB) e no ano seguinte pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Em 1996 o Conselho Federal de Medica Veterinária também reconheceu a homeopatia como especialidade.
Para se tornar um homeopata:
O profissional especialista em homeopatia é necessário a graduação em Medicina, Medicina Veterinária, Farmácia ou Odontologia.
Medicamentos Homeopáticos
A preparação dos medicamentos homeopáticos é feita a partir de substâncias extraídas da natureza. Esses medicamentos passam por técnicas de diluição e dinamização específicas, tratando as doenças pela semelhança, ou seja, o que é capaz de produzir a doença é capaz de curá-la.
Fonte e Foto: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário