Dicas para tornar o coração mais livre e a vivência mais leve
"Eu perdoo, mas não esqueço"
Em primeiro lugar, é preciso esclarecer: não existe perdão sem esquecimento, porque, onde não há esquecimento, tampouco há perdão.
Conselhos práticos para perdoar
1. Não julgue a pessoa, mas o ato
Quando alguém comete um erro ou uma falta, mesmo que já tenha feito isso muitas vezes, não etiquete a pessoa com um adjetivo ligado a esse erro. Ou seja, se alguém engana você, não diga: "Ele é um mentiroso"; tente vê-lo de outra maneira: "Ele cometeu um engano". Separar a pessoa do ato é indispensável para evitar os rancores e ódios.
2. Bons pensamentos às más ações
Normalmente, no momento em que somos ofendidos, pensamos imediatamente na maneira de responder a esta agressão; no entanto, precisamos tentar fazer todo o contrário, respondendo ao mal com o bem, procurando não somente desfazer-nos do rancor; mas pedir a Deus por essa pessoa e, na hora certa, se for possível, aconselhá-la. Em outras palavras, não seja vingativo.
3. Tome o tempo necessário
Quando alguém ofender você, não reaja imediatamente. Busque um lugar tranquilo para se acalmar e analisar a situação de forma realista. Na maioria das vezes, os problemas surgem pela falta de comunicação entre as pessoas, razão pela qual buscar o diálogo é imprescindível - mas só depois que a raiva passar.
4. Acredite em todo o bem que você ouve, e somente no mal que você vê
Não se deixe influenciar porque alguém lhe fofocou alguma coisa. Acredite nas coisas boas que você ouvir, e apenas nas coisas ruins que você comprovar. Nunca forme seu conceito sobre uma pessoa baseado apenas na opinião de um terceiro. Tenha coragem suficiente para se aproximar da pessoa em questão e averiguar se ela é verdadeiramente o que parece ser.
"Artigo publicado originalmente no portal Aleteia"
Hoje vivemos num mundo tão necessitado de PAZ, SAÚDE e JUSTIÇA. Que o perdão está tão longe, vemos agressões em todos os níveis, violência, falta de amor. Então três palavras que podem nos ajudar a encontra a PAZ: Com licença, Obrigado, Desculpe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário