segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dia Mundial da Saúde


Um dos direitos que nós temos é ter assistência à SAÚDE!
Mas o que é que vemos?

Quem adoece, se é pobre, acaba empobrecendo ainda mais, se morre, é enterrado como indigente. Os seguidores de Jesus se revoltam quando isso acontece, porque nós sabemos que os governos nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal recebem rios de dinheiro... e é justamente ai que se fala tanto em escândalo e roubos.
Nossa luta é pela: água, esgoto, escola, trabalho, transporte... outros direitos.

Justiça, Fraternidade e Partilha

A saúde depende da "Qualidade da Vida"! DOENÇA - ALTERAÇÃO NO FUNCIONAMENTO DO CORPO. Dizemos que estamos doentes quando sentimos que há alguma coisa incomodando o nosso corpo. 
Por exemplo: febre, dor de cabeça, alguma outra dor, tosse etc. Procuramos explicar a causa através de alguma coisa que comemos e fez mal, de uma friagem que tomamos, de um sol muito forte ou qualquer outra coisa que imaginamos poder deixar nosso corpo doente. À esta maneira de entender o problema chamamos de VISÃO BIOLÓGICA do assunto. Ou seja, este modo de ver encara a doença como uma alteração no funcionamento do corpo, causada por algo que teve contato conosco ou agiu diretamente sobre o nosso corpo. PREOCUPAÇÃO e TRISTEZA CAUSAM DOENÇAS.
Quando passamos uma grande contrariedade, estamos muito preocupados ou triste podemos ter problemas de saúde. Como por exemplo: falta de sono, falta de apetite, tremuras, dor de cabeça, aperto no peito, dor de estômago, nervosismo, etc. Quando percebemos a doença por este lado temos a VISÃO PSICOLÓGICA do problema, ligado com nossos sentimentos ou com nossas emoções. Coisas que aconteceram deixando-nos nervosos ou tristes costumamos chamar de "problemas de fundo nervoso". Não podemos enxergar a pessoa apenas como um corpo. Temos que levar em conta que este corpo tem uma cabeça que pensa, tem idéias, tem sentimentos e emoções e vive num mundo que o cerca. Tudo isto tem que ser analisado para bem compreender a doença. Os níveis de abordagem do problema da saúde e doença são importantes: o BIOLÓGICO, o PSICOLÓGICO, o SOCIAL e o ESPIRITUAL, independente da religião que cada pessoa segue ou não. Se reconhecemos a doença apenas pelo lado biológico, as soluções que vamos procurar serão também só pelo lado biológico. Com certeza não alcançaremos a saúde inteira, como um todo.

A SAÚDE DEPENDE DA QUALIDADE DE VIDA

Se ficamos doentes e fracos porque não podemos alimentar bem ou porque não temos esgoto e água boa em casa, ou trabalhamos pesado e ganhamos muito pouco, ou mesmo quando temos uma situação financeira melhor e não nos alimentamos bem porque escolhemos alimentos NÃO nutritivos, e trabalhamos muito, vivemos estressados, preocupados irritados, etc, começamos a encarar o problema pelo lado social e financeiro. É a VISÃO SOCIOLÓGICA  da doença.

Fonte: Parte do texto da Semana da Saúde de 07 a 14 de maio de 1989, Arquidiocese de Pouso Alegre - MG - Pastoral da Saúde.

Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário