segunda-feira, 14 de abril de 2014

Bilhetes Mensais - Abril/2014

INTENÇÃO UNIVERSAL: Justa distribuição

Por vários meses estamos colocando mensagens do Papa Francisco com os Bilhetes Mensais, que são direcionados aos membros do Apostolado da Oração, porém rezar pelas intenções mensais do Papa é obrigação de todos nós.

Quando Deus criou a terra, um jardim a ser cuidado por nós, não criou cartórios nem títulos de propriedade. Títulos e leis, certamente, são úteis e necessários, mas não podem passar para poucos o controle e o gozo dos bens e dos recursos naturais. Para isso, as leis procuram regular essa matéria, de modo que o bem-estar e a prosperidade sejam gerais. É necessário, honesto e útil que o direito à vida e ao trabalho seja garantido a todos os membros da sociedade humana. Não podemos suportar sociedades divididas pela exclusão. Assim, a CNBB tem promovido, a cada ano, "o grito dos excluídos", para que no nosso Brasil não sejam "esquecidas" multidões de nossos patrícios, tão filhos de Deus como quaisquer outros. O decente é que os mais fortes ajudem os mais fracos e não os oprimam. A terra é dom para toda a humanidade, e os sistemas econômicos e as leis devem levar a sério essa verdade. Rezemos por nossa conversão pessoal e social!

INTENÇÃO PELA EVANGELIZAÇÃO: Sofredores e enfermos

A inclusão social deve ser levada à frente em relação aos sofredores e aos enfermos. Cuidar deles, aliviá-los e, se possível, curá-los são deveres sociais, humanos e cristãos. Antes de cristo, os leprosos eram expulsos do convívio social. Depois de Cristo, no entanto, começaram a ser acolhidos e cuidados em asilos. Graças ao coração generoso e à boa cabeça de vários cientistas e médicos, hoje a lepra pode ser tratada. Além disso, é possível preveni-la  com higiene diária! Essa história serve de exemplo de como a sociedade pode evoluir no relacionamento com os enfermos. Contudo, há outras necessidades: na parte mais próspera do mundo, muitos sofrem de solidão. Muitos não tiveram filhos, ou tiveram um que já se foi ou se afastou. Levaram uma vida somente voltada para o progresso profissional ou para os prazeres egoístas. Diante da velhice e da tristeza, pedem para ser mortos, espalhando a prática dos "suicídios assistidos", uma nova e terrível forma de assassinatos legais. Consolar tantas pessoas deste mundo é missão digna de discípulos-missionários de Cristo. Adiante!

Fotos: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário