terça-feira, 19 de novembro de 2013

Missionários Leigos Claretianos

XV Assembleia Formativa de Leigos Claretianos - Araras - SP - 15 a 17/11/2013.

Bem Vindo! 
Que o nosso encontro seja doce...
Que a luz do sol aqueça seu coração.
Que as sombras da noite, ajudem o seu descanso.
Que a alegria e a esperança tomem conta de tudo em que você acredita e ama.

Com estas palavras de carinho fomos acolhidos pela Equipe de Coordenação.
Este processo contínuo permitiu-nos descobrir novos traços que também nos identificam espiritualmente:
  • Espiritualidade profética: exige cultivar em profundidade a experiência de Deus, escutar a Palavra discernir à luz do Espírito os desafios de nosso tempo e traduzi-los com valentia e audácia em opções e projetos coerentes tanto com o carisma original como com as exigências da situação histórica concreta. "Só quando houver coerência entre o anúncio e a vida a profecia se torna persuasiva".
  • Espiritualidade comunitária e de comunhão: A pessoa cresce e se plenifica abrindo-se à comunhão, inserindo-se na história. Por isso, graças à comunhão e à missão comunitária desenvolvemos nossa personalidade como claretianos.
  • Espiritualidade enraizada no Povo de Deus: Impulsaremos a vivência de uma espiritualidade mais comprometida com o Povo de Deus e com os agentes de evangelização, deixando-nos evangelizar pelos pobres e pelos valores culturais e religiosos dos povos. Como Santo Antônio Maria Claret, sabemos que nossa missão nos vincula particularmente ao povo simples, 'aos necessitados e os pobres'. Tudo isto nos fará inserir progressivamente na Igreja local e universal, colaborando com elas.
  • Espiritualidade integral: Devemos viver uma espiritualidade que una a oração-contemplação e a atividade apostólica, como fez Claret. Para isso devemos suplicar ao Espírito a graça de sermos contemplativos na missão e servir-nos de meios como o acompanhamento espiritual que favoreça o nosso progresso na vida missionária. O cuidado e o desenvolvimento da dimensão humana de nós evangelizadores alegres, dialogantes, atentos, compreensivos, com visão positiva da vida, manifestando no "exterior a interna plenitude da graça".
Fonte: Texto de Estudo                          Foto: Claretianos

Um comentário:

  1. Oi amiga! Que maravilha! Adorei o link. Obrigada por me repassar...."Só qdo houver coerência entre o anúncio e a vida a profecia se torna persuasiva". Gde verdade!

    Um abração;

    CidinhaReis

    ResponderExcluir