A espiritualidade dá sentido e força para todos os momentos da vida, "na alegria e na tristeza, na saúde e na doença", em todas as fases da vida. Nas maiores complicações, ela fala da confiança em Deus, que nos conduz. Mostra uma grandeza maior do que os interesses do dia a dia. Dão coragem para sorrir nas dificuldades e principalmente para repartir as chances de vida com os outros. A mística cristã é guiada pela ressurreição.
Por isto a Bíblia compara a pessoa de fé a uma árvore plantada à beira de um riacho: mesmo que o sol seja quente sobre as folhas, as suas raízes escondidas vão buscar a água que lhe dá resistência (Jr 17,8). É como a casa construída sobre a rocha, que o vento e a enchente não derrubam (Mt 7,24-27). O vigor espiritual é indispensável para uma vida equilibrada e uma saúde estável.
O CUIDADO DA DIMENSÃO ESPIRITUAL
Há um cansaço na cultura contemporânea em relação à redução do ser humano à sua dimensão biológica orgânica. Chega de profissionais "mecânicos e insensíveis"; sejam bem-vindos os profissionais "humanos e sensíveis". O ser humano é muito mais do que sua materialidade biológica. Nasceu um novo modelo antropológico - o paradigma biopsicossocial. E a partir dessa nova visão que se pode introduzir a dimensão espiritual do ser humano, que necessita ser valorizada e implementada. A Associação Médica Mundial diz que "o paciente tem o direito de receber ou recusar conforto espiritual ou moral, incluindo a ajuda de um ministro de sua religião de escolha". A dimensão da espiritualidade é fator de bem-estar, conforto, esperança e saúde!
Fonte: Revista Padres Márcio Fabri dos Anjos e Léo Pessini
Foto: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário