INTENÇÃO GERAL: Responsáveis pela justiça
No Antigo Testamento, lemos terríveis crimes cometidos por intermédio dos maus juízes. Um exemplo clamoroso foi a condenação de Nabot. Seu único "crime" foi o de não querer vender sua vinha ao rei Acabe. A mulher deste rei, Jezabel, promoveu um julgamento com testemunhas falsas, e condenou à morte Nabot (ver 1Rs 21). Outro julgamento pervertido com mentirosas testemunhas foi primeiramente o de Jesus no Sinédrio, e depois por Pilatos. Nos países governados por ditadores, temos a triste experiência de que a justiça é colocada a serviço dos poderosos de plantão. Em outros lugares, como o Brasil, as leis são feitas de modo que deixam brechas para que os malfeitores altamente colocados escapem, graças a advogados famosos e muito bem pagos. Até pessoas procuradas pela polícia internacional são autoridades políticas entre nós. Outro grande problema é a excessiva lentidão e o alto custo da justiça. Muita gente humilde e sofrida prefere levar o prejuízo a dar queixa ou entrar com um processo. Ouvimos muito frequentemente dizer: "O caso? Ah! Está 'rolando' na justiça". assim, vamos rezar com ânimo este mês, confiando ao Coração do Justo Juiz a conversão e a perseverança no bem dos nossos magistrados.
INTENÇÃO MISSIONÁRIA: Seminários
Os Seminários são uma bela iniciativa, que devemos em grande parte à caridade pastoral de São Carlos Borromeu. Chamam-se "seminários", lembrando "semeaduras", onde se cultivam vocações ao sacerdócio. Ser sacerdote é participar do Único Sacerdócio de Cristo Jesus. Portanto, o discernimento e a formação de vocações estão no coração do Povo de Deus e, decerto, no Coração de Jesus. Não há bom Padre, fiel Pároco, que não tenha sido um bom seminarista. Por isso, uma das obras mais importantes é a Obra das Vocações Sacerdotais. Quanta gente humilde dá sua modesta e sagrada colaboração para que nada falte aos seminaristas! No entanto, não há paraíso nesta terra sem serpente! Alguns seminários carecem de bons reitores, bons espirituais, bons estudos...
Há muito que fazer! Como lemos no Livro do Apocalipse, há Bispos que precisam "comprar" do Senhor um bom colírio para curar sua cegueira em relação aos seminários, tão necessários para o bem da Igreja e da humanidade. O Papa mostra que não se esqueceu da grave ferida que maus Padres fizeram em pessoas, crianças e jovens, a seus cuidados, e, por isso, pede que estejamos vigilantes na oração!
Fotos: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário