domingo, 27 de maio de 2012

Novas Lideranças - para novas ideias!


Primeira lição de Jesus: liderar significa servir o outro, a partir de suas qualidades, dons do Espírito Santo de Deus! A liderança de Jesus - e Ele ensinava com autoridade - partia sempre do pressuposto de que o outro era a razão da missão. Jesus não era líder legislando em favor de si mesmo, mas era líder porque trazia o outro para o lugar de destaque.

Segunda lição de Jesus: ser líder não é ter status quo nem motivo para espezinhar a vida dos outros, submetendo todos a seus caprichos. Isso é coisa de ditador, não de líder. O líder, segundo a espiritualidade cristã, é o primeiro a colocar-se à disposição em momentos de crise e assume para si a responsabilidade pelos erros do grupo. quem coloca fardos nas costas dos outros "foge da raia" e acha que é "a última bolacha do pacote", não serve para liderar!

Terceira lição de Jesus: o verdadeiro líder cristão ensina seus companheiros a desenvolverem as próprias habilidades de liderança. Veja o exemplo de Jesus (nossa referência em todas as situações): o mestre de Nazaré não só soube liderar com precisão, carinho justiça, mas formou um grupo de discípulos, aos quais ensinava reservadamente as grandes lições do Reino de Deus e do modo de acolher a todos, sobretudo os mais necessitados. Jesus soube partilhar a liderança, deu lições de responsabilidades e não quis realizar sua missão de redentor da humanidade sozinho. Sua preocupação em formar um grupo - e consequentemente uma Igreja - tinha o fator primordial de garantir a continuidade de fé por meio de lideranças positivas!

(texto acima extraído da Revista Aparecida - abril-2011)

As lideranças da comunidade são convidadas a permanecer firmes na missão recebida do Espírito Santo, e toda a comunidade deve rezar pela unidade dos cristãos. (Hoje Pentecostes aniversário da Igreja Cristã, Jesus envia o Espírito Santo sobre nós).

AMOR e LIDERANÇA
Paciência = Mostrar auto controle
Bondade = Dar atenção apreciação e incentivo
Humildade = Ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância
Respeito = Tratar as pessoas como importantes
Abnegação = Satisfazer as necessidades dos outros
Perdão = Desistir de ressentimento quando enganado
Honestidade = Ser livre de engano
Compromisso = Ater-se às suas escolhas
Resultados: Serviços e Sacrifício = Pôr de lado suas vontades e necessidades; buscar o maior bem para os outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário